SPED FISCAL: Uma nova relação entre o Fisco e o Contribuinte.

03/06/2016

Post---EVENTO-SPED

Empresários, gestores e colaboradores participaram de Workshop promovido pelo SINDIREST com o intuito de esclarecer dúvidas sobre as ferramentas digitais exigidas pelo Fisco.

O Brasil sempre foi conhecido por ser um país burocrático e complicado para se gerenciar e pagar os tributos. Porém, uma iniciativa do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), implantou um objetivo de simplificar o pagamento dessas contribuições ao informatizar esse sistema e buscar uma integração dos fiscos Federais, Estaduais e Municipais e a relação dos mesmos com os contribuintes.

Foi com o objetivo de transmitir conhecimentos a respeito das obrigações tributárias acessórias relacionadas aos Sistema Público de Escrituração Digital – SPED que foi realizado na última terça-feira (31), o Workshop “Como o Sped Fiscal Afeta sua Empresa”, com o facilitador Claudecir Ramos. Esta é uma iniciativa mensal do Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado do Ceará (SINDIREST) para todos os empresários do setor de alimentação fora do lar.

O SPED possui três grandes vertentes: EFD – Escrituração Fiscal Digital, ECD – Escrituração Contábil Digital e NF-e – Nota Fiscal Eletrônica. Segundo o presidente do Sindirest Ceará, Moraes Neto, o esclarecimento sobre a ferramenta digital é de suma importância para o empresário, que está enquadrado em um regime tributário. “Por abranger grande parte dos empresários, o Sped Fiscal deve estar esclarecido para os gestores, que administram o setor contábil, visto que a proposta desse aparato é agregar no meio digital todas as informações fiscais no período mensal, estabelecimento modernização e transparência no meio corporativo”, afirmou.

Empresários e contadores que participaram do evento foram informados sobre os cumprimentos obrigatórios que as empresas terão com relação às declarações para às administradoras tributárias e aos órgãos fiscalizadores, no âmbito federal, estadual e municipal. “Gostaria de agradecer e parabenizar esta iniciativa do Sindirest Ceará que vem a facilitar por meio de informações atualizadas a vida de muitos empresários. Dentre os benefícios vislumbrados para os contribuintes com a implantação desse sistema destaca-se a redução de custos, sobretudo em se tratando de papeis, encadernação de livros, confecção de blocos de notas fiscais, redução de erros de escrituração etc., além de simplificação e agilização dos processos que envolvem o cumprimento de obrigações acessórias.”, pontua Claudecir Ramos.